fale conosco

16 99162.6100

Notícias » Jornada de Atualização em Doenças Digestivas

« VOLTAR


29/03/2015

Interação e troca de experiências da radiologia intervencionista com gastroenterologistas, hepatologistas e proctologistas

Ribeirão Preto sediou nos dias 26 a 28 de março de 2015 a XXVI Jornada Paulista de Atualização em Doenças Digestivas, mais conhecida por JOPADDI. É importante evento da área de doenças digestivas do estado de São Paulo que reune gastroenterologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, hepatologistas e proctologistas.

Na edição de 2015, apresentou-se com um novo formato. Além das clássicas aulas teóricas com professores renomados, foram realizadas discussões de casos clínico-cirúrgicos e sessões interativas, que contavam com a presença, além de profissionais que tratam doenças do aparelho digestivo, com médicos de outras especialidades.

As especialidades de Radiologia e Radiologia Intervencionista foram representadas em todos os dias da Jornada pelo Dr. Lucas Moretti Monsignore, que além de discutir os achados de exames de imagem em doenças como carcinoma hepatocelular, lesões hepáticas focais e tumores pancreáticos, abordou a colaboração de procedimentos intervencionistas em pacientes com doenças digestivas.

Drenagem percutânea de coleções peripancreáticas, drenagem percutânea das vias biliares, confecção de shunt portossistêmico intra-hepático, quimioembolização transarterial de carcinoma hepatocelular e embolização de sangramento digestivo foram alguns dos procedimentos intervencionistas abordados durante as discussões e sessões interativas.

Cada vez mais o radiologista intervencionista tem participado do atendimento a pacientes com doenças do aparelho digestivo, seja de modo auxiliar ao diagnóstico, com procedimentos minimamente invasivos como biópsias e punções guiadas, como de fato terapêuticos, por vezes curativas (p. ex. ablação tumoral, embolização de sangramentos etc.), paliativas (p. ex. quimioembolização tumoral, drenagem das vias biliares etc.) ou adjuvantes (p. ex. embolização portal pré-operatória).

Essa interação entre as especialidades em jornadas e congressos é de extrema importância para fomentar a atualização e possibilitar a oferta do tratamento mais indicado aos nossos pacientes, em vista do crescente avanço tecnológico ao qual estamos assistindo.

Fonte: XXVI Jornada Paulista de Atualização em Doenças Digestivas